A Saga das Notas Escolares
Desde que somos pequeninos e andamos na escola, é-nos incutido a responsabilidade de tirar boas notas nos testes ou às unidades curriculares que frequentámos.
E no fundo, acabamos sempre por ter aquela pequena pressão de ter mesmo que nos esforçar para alcançar o que de nós esperam. E por incrível que pareça, esse sentimento acompanha-nos durante também o nosso percurso na universidade, mas com um incremento maior devido ao sentido de responsabilidade que temos – a conclusão do curso.
Neste artigo vamos dar-te algumas dicas que poderão ajudar-te a conseguires ter boas notas na universidade, ou até mesmo na escola – é válido para qualquer situação de estudo.
O segredo para alcançar as tão desejadas notas é sobretudo ter um método de estudo, sendo que este deverá ser organizado e adequado à tua forma de pensares (personalidade).
1ª Dica: Os teus apontamentos retirados nas aulas deverão ser organizados e “passados a limpo”manualmente para um dossier da unidade curricular que tenhas. E porquê? Alguns estudos indicam que quando estás a transcrever os apontamentos à mão conseguirás mais facilmente interiorizares a matéria.
2ª Dica: Exposição oral da matéria – ler a mesma em voz alta permitirá memorizares mais facilmente. E por vezes permite organizares o pensamento e detetares erros na tua interpretação que mais tarde, te permitirá lembrares desses mesmos erros de forma a não os repetires.
3ª Dica: Um bom modo de consolidares os conhecimentos é iniciares por conceitos genéricos para depois passares para temas e conceitos mais específicos, de forma a estimulares a capacidade de memorização.
4º Dica: O teu estudo deverá ser contínuo; Deverás regularmente preparar as tuas horas de estudo e quais os conteúdos a estudar para que, não deixes o estudo da matéria toda para os últimos dias, mesmo antes do exame, uma vez que tal situação apenas te causará uma maior pressão e stress e sob pressão o rendimento e qualidade da realização das tarefas de um ser humanos não é o mesmo.
5ª Dica: Por vezes, uma boa estratégia de memorização e interpretação da matéria pode ser através da elaboração de representações gráficas ou esquemáticas dos principais tópicos possibilitando assim, a consolidação dos conceitos e conhecimentos.
6ª Dica: Numa folha em branco escreve o que te recordas das matérias ou principais tópicos a estudar, poderá ser o que te recordas das aulas ou de quando estiveste a passar os apontamentos. Tal estratégia permitirá verificares onde te recordas melhor, o que não te recordas para assim, perceberes as omissões da matéria que tens e dedicares mais tempo do teu estudo a essas temáticas ou tópicos. Focares-te no que não está bem para melhorares.
Desejámos-te o melhor e que consigas alcançar tudo o que desejas. E já sabes, com calma, organização e dinamismo tudo é possível de alcançar, basta ambicionar e o motor da motivação ligado!