Skip to main content
ENVIO GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 32€

Ter ou não ter experiências extracurriculares durante o meu percurso académico?

Durante o percurso académico existe muitos alunos que se focam nos seus estudos e no término do seu curso, mas também existe muitos outros que se dedicam aos estudos complementando estes com atividades extracurriculares, a part-time de modo a aproximarem-se do mercado de trabalho.

Contudo, existe alguns estudantes que ficam com dúvidas se vale a pena não estar 100% focado nos estudos na Universidade e complementar os estudos com outras atividades extracurriculares a part-timeou estágios de verão, por exemplo. A resposta é depende. Pois bem, assim complicou mais o teu pensamento não é. Mas passaremos à explicação. 

Em primeiro lugar, quando decides desempenhar alguma atividade extra com os estudos na universidade deves interiorizar-te que essa atividade extra não pode prejudicar os teus estudos, quando sentires que isso te está acontecer deves decidir dedicar-te a 100% aos teus estudos, pois uma vez que inicias-te um curso foca-te sempre em terminá-lo, nunca desistas! 

Em segundo lugar, deves pensar que atividade extracurricular gostarias de realizar e porquê?Seria algo relacionado com a área de formação que te encontras a frequentar ou numa área qualquer, pois o que querias mesmo era ganhar uns “trocos extra” durante a Universidade?  

A resposta a estas últimas questões também já te ajudará na procura por anúncios relacionados com o que gostavas de realizar. 

– Se caso o teu objetivo será começar a realizar estágios extracurriculares ou até mesmo estágios de Verão na área em que te encontras a frequentar formação, será sempre uma mais-valia para ti, não só em termos do teu currículo vitae mas também para começares a ambientar no contexto profissional e teres a ligação entre o que aprendes em termos académicos e o que aprendes em contexto empresarial/industrial. 

– Se o teu caso é apenas ganhar alguns “trocos extra” é também muito positivo, pois para além de começares a ter algum experiência profissional, também ela relevante para o teu currículo vitae, consegues juntar algum dinheiro extra durante o teu percurso académico. E todas as experiências profissionais, mesmo que não sejam na tua área de formação, são importantes, pois em qualquer experiência profissional ou durante qualquer estágio em contexto laboral te permite enfrentar desafios, aprender a lidar com os outros, poderás aprender a trabalhar em equipa. 

Assim, podemos concluir que sim é benéfico realizares atividades extracurriculares, quer na tua área de formação, quer noutra área, pois irá permitir desenvolver competências em contexto laboral e não apenas em contexto académico. Mas desde que consigas manter o foco nos teus estudos e terminar o curso que iniciaste. Nunca deves perder o foco do teu curso, mesmo que trabalhes e estudes ao mesmo tempo, nunca deves desistir dos teus estudos, hoje em dia eles são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho

Deves sempre ter no teu pensamento, o que fazer, não só ao longo da universidade mas ao longo da minha vida, para apresentar e o melhor currículo vitae para o mercado de trabalho. E sobretudo, procurar inovar e melhorar as minhas competências. 

Últimos Artigos

Dicas