Testemunho da Rita
Rita – 27 anos – Licenciada em Administração Pública e Mestre em Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Minho
O meu percurso pela Universidade é algo que guardo dentro das minhas melhores recordações, sem dúvida. Ao longo da minha vida nunca fui muito de pensar sobre determinado tema, simplesmente foi sempre ir e ver no que dá, e assim foi com a minha ida para a universidade. Escolhi o curso porque eu queria, não porque os meus amigos iam para esse cursos, e a verdade é que fui sozinha para o curso que escolhi, o que foi bom permitiu-me O processo de candidatura foi algo amargurado, uma vez que não fiquei colocada na minha primeira opção, mas fiquei na segunda. No início pensei que não queria, mas decidi dar uma oportunidade ao novo curso e à nova academia que me acolhia. Foi o melhor que fiz!
O curso de Licenciatura – Administração Pública – surpreendeu-me pela positiva, conhecimentos teóricosque ainda hoje aplico no meu dia-a-dia, fiz novas amizades (algumas delas ainda prevalecem nos dias de hoje após 4 anos do término do meu curso), descobri novas formas de trabalho em equipa, e sobretudo vivi momentos para mais tarde recordar com aprazível alegria.
Gostei tanto que após o término da minha Licenciatura decidi ficar mais dois anos a realizar o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos. Desde que entrei para a universidade foi uma área que despertou em mim um certo gosto e sim hoje que já me encontro a exercer funções nesta área há cerca de 5 anos sendo a área que me apaixona. E porquê? Pois bem, lidar com o ser humano é uma novidade todos os dias, todos somos diferentes mas no fundo todos somos iguais feitos da mesma matéria-prima – o que chamamos as emoções. Somos movidos em quase todas as ações que realizamos de emoções e a explicação para determinada personalidade ou forma de atuar de qualquer ser humano é as suas emoções – o que sente, o que passou e o que deseja.
Não há dia que me surpreenda, quer pela positiva, quer pela negativa com o ser humano. Assim como não há dia que não aprendo novas lições. E é isso que torna esta área todos os dias desafiante, pois um problema, a mesma solução mas aplicar em pessoas distintas não funciona. Cada problema é um problema, cada dia é um dia, assim como cada pessoa é cada pessoa onde é fundamental o conhecer, “saber lidar”, saber comunicar, interagir e retirar o melhor proveito de cada um, quer para a organização, quer para o individual.
E a Universidade permitiu-me descobrir esta área e orientar o caminho que pretendia seguir. Não me arrependo em nada de todos os momentos que vivi nesta academia que em tanto permitiu o meu crescimento pessoal.
Hoje guardo estes anos com saudades e com aspiração de um dia voltar a esta “casa.”