Erasmus
O Erasmus significa European Region Action Scheme for the Mobility of University students que apoia e facilita a mobilidade académica de estudantes e professores e que possibilita a troca de experiências em larga escala, desde diferentes culturas, línguas, a aquisição de conhecimentos únicos.
Quando surgiu?
O programa Erasmus remonta os anos 1987 e surgiu pela iniciativa da associação estudantil AEGEE Europe. Encontra-se vocacionado para a educação superior tendo como grande objetivo melhorar a qualidade e fortalecer a dimensão europeia. Atualmente, há mais de 4000 instituições de ensino superior que participam no programa Erasmus + entre cerca de 37 países.
Quais os requisitos para este programa?
Um dos requisitos para participação no programa Erasmus prende-se com o facto de ser necessário estar a frequentar o ensino universitário. Contudo, muito recentemente, este programa encontra-se também agora disponível para o ensino secundário mas com menos instituições de ensino participantes, o que ainda condiciona a possibilidade de jovens, que estão ainda no ensino secundário, tenham facilidade em aceder ao programa de Erasmus. É certificado pela Instituição de Ensino do aluno que quando regressam do programa Erasmus, exista uma equivalência de unidades curriculares, sempre cumprindo os objetivos previamente acordados.
Qual a duração?
A duração dos programas de Erasmus varia de Instituição de ensino para Instituição. Existe programas de estágio que poderão ser apenas dois ou três meses, assim como existe programas de estágio até um ano.
Qual o custo associado a este programa?
É de referir que os estudantes não suportam custos extras de pagamento de propinas associados à sua ida para outros países no âmbito do programa Erasmus e poderão usufruir de um bolsa de Erasmus que permitirá ajudar a custear as suas despesas de deslocação e estada. Poderão ainda usufruir um apoio no alojamento na rede de alojamento apoiada pela Comissão Europeia Housing Anywhere, FlatClub, Studentinn, Eurasmus, entre outras.
Testemunhos
Decidimos conversar com dois jovens que realizaram o programa de Erasmus para que fosse possível partilhar contigo os seus testemunhos reais e poderes esclarecer algumas dúvidas que tenhas a marinar na tua cabeça.
“O meu nome é Ana, tenho 25 anos terminei o curso recentemente o Curso de Economia. O último ano do curso decidi durante um semestre realizar Erasmus para a Polónia. Foi uma decisão muito ponderada da minha parte, uma vez que tinha muito receio do que pudesse acontecer, pois iria para um país que não conheci e sozinha. Mas hoje não me arrependo de ir pela experiência que vivi. Foram 3 meses intensos, onde aprendi novas culturas, conheci uma cidade nova, fiz novas amizades, desenvolvi o meu Inglês. Sem dúvida uma experiência para a vida e que aconselho todos os jovens que conseguirem a fazê-la pois permite-nos abrir imensos horizontes.”
“Olá. Chamo-me Carlos e tenho 28 anos. Estive a frequentar o curso de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho. No último ano do curso realizei Erasmus, onde tive a oportunidade de ir para a República Checa. Foi uma cidade espetacular que tive assim oportunidade de conhecer. Fiz amizades que algumas delas ainda mantenho o contacto. Permitiu-me conhecer o ensino estrangeiro, um pouco diferente do nosso e abrir horizontes para realidades distintas. Falo desta experiência como um crescimento pessoal muito grande. É pena não poder voltar a participar num programa destes. Mas não há margem para dúvidas que aconselho todos os estudantes a realizar, não se arrependerão certamente.”
Cada vez torna-se mais fácil conseguires embarcar nesta experiência. Receios, medos, sentimento de saudade? Irá existir sempre, mas será uma experiência única que poderás usufruir e mais tarde recordares como momentos de auto crescimento, partilha de know-how e ainda conhecer lugares incríveis.