Skip to main content
ENVIO GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 32€

VOU PARA A UNIVERSIDADE LONGE DE CASA E AGORA?

Foste aventureiro/a para te candidatares a uma Universidade longe da tua casa e entraste. Primeiro sentimento: e agora?

Viver sozinho/a será uma nova realidade, mas não te assustes, será uma nova adaptação certo, mas será o momento de conseguires ter a uma parte da tua independência e poderes crescer em termos pessoais. 

Primeiro passo, após a formalização da inscrição, será arranjares estadia na tua nova cidade. Se já tiveres amigos nessa mesma cidade, ou colegas de escola que também irão para lá, será mais fácil juntares-te com eles e partilhares casa, pois são pessoas conhecidas e não te sentirás tão sozinho. Caso não tenhas ninguém conhecido, não te preocupes, pois rapidamente farás novas amizades e algumas delas serão para a vida toda, acredita. Contudo, terás que ter alguma flexibilidade, compreensão e abertura para conheceres e conviveres com algumas pessoas que poderão ser muito diferentes de ti. 

Terás uma grande oportunidade de conhecer uma nova cidade, aproveita! Visita os monumentos, conhece a história dessa cidade e passeia, pois passados os anos da Universidade trarás boas recordações contigo! 

Para conheceres a tua nova Universidade deves primeiro procurar mais sobre a mesma na internet, através do site da Universidade, grupos de Facebook, contactar com pessoas que ainda estão lá ou já estiveram para perceberes qual o ambiente dessa Universidade, os professores, instalações, etc. A praxe poderá ser uma boa opção para a tua adaptação e integração, pois conheces pessoas que já conhecem muito bem a Universidade e poderão ambientar-te. Contudo, será uma decisão tua e é legítimo gostares ou não, pois a praxe num curso poderá ser muito diferente da praxe noutro curso.

Estes anos serão uma grande experiência para ti, pois aprenderás a gerir uma casa, dinheiro, conheceres novas pessoas, novos ambientes e uma nova cidade. No inicio poderás sentir-te sozinho/a, mas tens que te permitir à flexibilidade de explorar e conhecer sítios, lugares, pessoas que marcarão certamente a tua vida e estes anos que lá estiveres. Um dia mais tarde recordarás com saudades estes anos como aprendizagem e um grande crescimento pessoal. E sobretudo, sê feliz! 

Dicas