INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO DO AVE
O Instituto Politécnico do Cávado do Ave (IPCA) foi fundado em 1994 mas apenas em 1996 iniciaram as atividade letivas com cerca de 74 estudantes distribuídos por dois cursos de Bacharelato: Contabilidade e Finanças Públicas e Contabilidade Empresarial em regime laboral.
Inicialmente o Instituto apenas tinha instalações em Barcelos. No entanto, atualmente, o Instituto dispõem de 4 polos nas zonas de Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão. Na zona de Barcelos apresenta ainda um Centro de Investigação Técnico- científico que lhe permite apostar na inovação e desenvolvimento do conhecimento. Dispõem de duas unidades de Investigação: CICF – Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade e o Digital Games Research Center.
O IPCA apresenta uma oferta formativa diversificada desde os cursos de Licenciaturas, Mestrados, Pós-graduações e cursos Técnicos Superiores Profissionais (TESP). Estes últimos apenas surgiram em 2019, e brotaram com o objetivo de estreitar as relações com o tecido empresarial da região do Cávado e do Ave, através da parceria na realização de estágios em contexto real/de trabalho.
Apresenta cinco escolas: a Escola Superior de Design, a Escola Superior de Gestão, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, a Escola Superior de Tecnologia e por fim a Escola Técnica Superior Profissional.
Ao longo dos anos, o IPCA tem procurado aumentar a sua diversidade de cursos letivos, em especial os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, com vista a fomentar os laços, cooperação e desenvolvimento de recursos humanos qualificados para o tecido empresarial da região do Cávado e do Ave.