Skip to main content
ENVIO GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 32€

DICAS PARA O RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Quando iniciamos um estágio, no âmbito do programa curricular do curso que nos encontramos a frequentar, faz parte do plano a elaboração de um relatório referente ao estágio curricular realizado. 

O objetivo deste relatório será sintetizar as tarefas desempenhadas ao longo do estágio, bem como transmitir à Instituição de Ensino os conhecimentos adquiridos e como consolidou esses conhecimentos adquiridos ao longo do estágio com os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica.  

Uma prática muito recorrente no seio dos estudantes é a escrita no relatório apenas quando concluem o estágio, mas essa prática está errada, pois deves sempre tirar pequenas anotações ao fim dos dias de estágio para que no final seja apenas necessário uma redação mais cuidada das anotações que foste tirando ao longo do estágio. Uma vez que, no final do estágio tentares recordar-te de tudo o que fizeste ou aprendeste poderá escapar-te muitos pormenores que poderão fazer a diferença para o teu relatório final de estágio. 

A estrutura do relatório de estágio, geralmente, tem algumas regras a cumprir como a composição das seções que apresentam o relatório, tipo de letra, ordem cronológica dos acontecimentos, e por vezes, é necessário uma descrição da organização de acolhimento, entre outros. O que te aconselhamos é verificares junto do teu orientador de estágio da Escola/Universidade qual a estrutura exigida e considerada por esta última, para que no fim vá de encontro ao que é solicitado. 

Deves tentar manter um ritmo de trabalho organizado e encadeado, por exemplo, fazer um pouquinho em cada dia da escrita do relatório, para que quando chegares ao final já tenhas a maior parte do relatório de estágio curricular elaborado e não entrares em stress por sentires que tens tudo por fazer. Uma outra dica para a elaboração do relatório é procurares bibliografia para que possas complementar as tarefas realizadas ao longo do estágio curricular. 

Por fim, não deverás escrever o relatório na primeira pessoa mas sim na terceira pessoa – de forma impessoal – uma vez que se trata de um instrumento formal para apresentação na instituição de ensino e na organização/empresa de acolhimento. 

            Neste artigo, apenas damos-te pequenas dicas que poderão ajudar-te na elaboração do teu relatório de estágio curricular. Esperemos ter ajudado! 

Dicas