A UNIVERSIDADE DO PORTO
A Universidade do Porto é considerada uma Instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal. Surgiu em 1911 com as faculdades de Ciências e Medicina e hoje encontra-se entre as 150 melhores universidades europeias nos rankings Internacionais de ensino superior.
Dispõe de 14 faculdades, uma Bussiness School (inaugurada em 1988) e mais de 50 centros de investigação.
As 14 faculdades encontram-se localizadas em três polos presentes na cidade e são elas: a faculdade de Arquitetura, Belas-Artes, Ciências, Ciências da nutrição e alimentação, Desporto, Direito, Economia, Engenharia, Farmácia, Letras, Medicina, Medicina Dentária, Psicologia e Ciências da Educação e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Assistimos assim, a um leque variado de ofertas formativas a todos os estudantes universitários.
Em 2011, a Universidade do Porto celebrou o seu primeiro centenário. É uma Universidade pública de Direito privado, que goza de autonomia estatuária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.
A Universidade do Porto tem protocolos de cooperação com mais de 500 universidades estrangeiras, o que lhe permite receber estudantes de todo o mundo que têm assim a oportunidade de realizar um período de estudo nesta universidade.
O seu traje académico remonta à Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, estendendo-se então as suas tradições pela maioria das Universidades Portugueas. Até 1933, apenas os homens usavam o traje académico, sendo este composto unicamente por uma capa e uma batina. Mais tarde, foram as mulheres da Universidade do Porto as primeiras a adotar esta tradição académica. Sabias?
E agora, caso ainda não conhecias, já conheces melhor esta Universidade?