Como organizar os meus estudos
O facto de não organizarmos as nossas tarefas diárias ou semanais tem como consequência a perda de foco. Esta última levará a que poucas tarefas estarão concluídas no plano desejado e a maioria das tarefas ainda por concluir, o que causará frustração.
Em primeiro lugar, é muito importante criar um cronograma de tarefas conforme também, o surgimento e prazos de conclusão das mesmas, de forma a organizar o plano de tarefas diário ou semanal. Ter a perceção do que tem para fazer, o que é urgente para hoje ou que poderá ser concluído amanhã, permitirá manter o foco e evitar o prolongamento/adiamento de tarefas importantes para o teu aproveitamento escolar.
Este cronograma é essencial apenas para orientar as tuas horas de estudo e tempos livres para as tarefas que tens para realizar, não sendo necessário colocar nesse mesmo cronograma a enumeração de aula a aula que tens para frequentar.
Juntamente com esse cronograma deverá constar o tempo estimado para cada tarefa e será importante que cumpres esse tempo, de modo a que não haja desvios entre o cronograma e o que efetivamente irás realizar, pois se o desvio for significativo, no final da semana ficarás na mesma com várias tarefas pendentes e o sentimento de frustração presente em ti.
Não é aconselhável diminuíres as tuas horas de sono em prol da duração extensiva das tarefas que tens para realizar, pois isso só prejudicará a tua capacidade de concentração e produtividade para realização dos trabalhos. Deves sim orientar o teu cronograma de tarefas e segui-lo da forma mais fiel que te for possível.
É necessário definir prioridades e o que não for prioritário deverá ser considerado mas num momento que estejas com a agenda/cronograma mais livre para que, não sintas a pressão de teres que fazer tudo no mesmo dia em tão pouco tempo. Por vezes, é apenas tudo uma questão de organização.
Deves fazer pausas regulares durantes as horas de estudo de modo a que o teu cérebro permita o descanso necessário e uma maior capacidade de concentração após a descontração. Usa estratégias de decoração ou concentração que te animem e motivem por exemplo, se gostas de falar enquanto decoras a matéria então isola-te e fala; por sua vez, se te concentras mais a assistir vídeos sobre a matéria então faz-lho. Tudo de modo que, o teu método seja o mais eficiente possível para ti, pois não somos todos iguais e temos formas de orientação e concentração também elas distintas.
Deverás organizar o teu espaço de estudo/trabalho, deverá ser o mais silencioso possível, com o mínimo de distrações e com uma boa iluminação para que te sintas confortável. Quanto mais confortável te sentires mais motivação terás para a realização das tuas tarefas.
E então, vais começar a fazer já o teu cronograma de tarefas?Desejamos-te bons estudos!