A UNIVERSIDADE DE LISBOA
A Universidade de Lisboa situada no coração da cidade de Lisboa, surgiu em 1290, quando o Papa Nicolau IV reconheceu através de uma bula papal, a existência do “Estudo Geral de Lisboa”.
Em 2012 foi fundida numa só, agregando assim a antiga Universidade de Lisboa, criada em 1911, com a Universidade Técnica de Lisboa, criada em 1930.
Dispõe de 18 escolas: Escola de Arquitetura, Belas-Artes, Ciências, Direito, Farmácia, Letras, Medicina, Medicina Dentária, Medicina veterinária, Motricidade Humana, Psicologia, Ciências Sociais, Educação, Agronomia, Geografia e Ordenamento do Território, Economia e Gestão, Ciências Sociais e Políticas e o Instituto Superior Técnico.
Apresenta ainda um estádio universitário de Lisboa cujas instalações desportivas estão localizadas no campus da cidade universitária e no campus da ajuda. Este serviço promove o desporto, saúde e lazer na comunidade académica.
A Universidade de Lisboa dispõe de 35 bibliotecas e centros de documentação a fim de corresponder às necessidades dos utilizadores (estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico e administrativo). Apresenta ainda diversos museus com a missão de promover a universidade e compreensão pública sobre a natureza e ciência, aproximando assim a universidade à sociedade. Apoiam ainda, na investigação das áreas de teologia, antropologia, da botânica, da mineralogia e geologia, e das demais ciências naturais.
Atualmente, é a maior Universidade do país, no que se refere ao número de alunos inscritos e ao orçamento interno desta Instituição.