Skip to main content
ENVIO GRÁTIS EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 32€

A UNIVERSIDADE DO MINHO

A Universidade do Minho localizada em Braga, surgiu em 1973 e apresenta neste momento dois campus, um na cidade de Braga, o outro localizado na cidade de Guimarães.

Dispõe de 11 Escolas e Institutos: a Escola de Arquitetura, Ciências, Ciências da Saúde, Direito, Economia e Gestão, Engenharia, Psicologia, Escola Superior de Enfermagem e Instituto de Ciências Sociais, da Educação e de Letras e Ciências Humanas. 

Os seus cursos e projetos de Investigação possuem um forte reconhecimento Internacional, contendo diversas parcerias de sucesso em projetos de Investigação e Desenvolvimento socioeconómico. 

A Universidade é governada por uma reitoria, composta por um reitor, um conselho geral e ainda cinco unidades internas. Tem duas bibliotecas principais, uma em cada campus, ou seja, uma em Braga e outra em Guimarães, sendo estas bibliotecas detentoras de publicações da ONU e do INE (Instituto Nacional de Estatística). Além disso, cada Escola e Instituto tem uma biblioteca especializada para as suas áreas de estudo e ensino. É ainda de ressalvar que dentro do edifico da Escola de Economia e Gestão está sediado um centro de informação da união Europeia

Sendo Braga uma cidade marcadamente religiosa e barroca, as tradições culturais e religiosas enraizaram-se desde logo na comunidade académica, como por exemplo, no caso do traje académico. Este traje da zona minhota é assim muito distinto comparativamente às outras universidades, sendo ele muito voltado para a cultura religiosa que marca a cidade. 

O traje académico minhoto foi criado em 1989 pela Associação académica vigente na época. No traje, de modo a diferenciar os alunos, foram criadas as insígnias, que são nada mais nada menos que as fitas com diferentes cores e larguras que se encontram presentes no traje, sendo estas colocadas na manga direita do casaco presas pelo símbolo da UM (Universidade do Minho). Cada cor das fitas, representa o curso que o estudante frequenta e o número de fitas representa o número de inscrições na Universidade. Por sua vez, a largura das fitas representa o ano em que o aluno se encontra matriculado, sendo que cada centímetro da fita representa um ano. O traje académico minhoto é conhecido pelo seu tricórnio que representa o chapéu de três bicos

Podemos assim verificar que cada Universidade tem a sua tradição! 

Pelas Universidades de Portugal